Barra
Connect with us

Negócios

“Hoje eu me assumo publicamente, mas passei pelo mesmo processo que a empresa em que trabalho passou para abrir pauta sobre Diversidade e Inclusão. Foram pequenos passos”

Published

on

Há dois anos a Petronect criou um Comitê da Diversidade para promover a inclusão e disseminar conhecimento entre seus colaboradores, focada na prática de seu valor Respeito.

Rio de Janeiro, junho de 2023 – “Aqui se fala a língua do Respeito”. Com esta frase, a empresa carioca Petronect, o maior Marketplace B2B do Brasil para o setor de Óleo e Gás e que possui como sócias a Petrobras, Accenture e a SAP, resume as suas ações para destacar a Diversidade e promover a Inclusão em seu quadro de colaboradores, puxado por um de seus valores corporativos: Respeito.

No mês do Orgulho, em que o dia 28 de junho concentra a comemoração oficial do Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, o avanço da inclusão deste grupo no meio corporativo volta à pauta.  O distanciamento físico e a chegada do home office semearam na esfera social um exercício de humanização, parceria e do olhar ao próximo com empatia e respeito.

Isso se refletiu também no universo corporativo, onde a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ ganhou ainda mais força, inovando até mesmo na maneira de se comunicar com o público interno. A sigla LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queers, Intersexuais, Assexuais, Pan/Poli, Não-binárias e outras formas de orientação sexual e identidade de gênero) foi criada para representar pessoas que não se identificam com a heterossexualidade ou com a binaridade dos gêneros.

Um estudo feito pela psicoterapeuta e pesquisadora Daniela Ghorayeb*, demonstrou que que 67% dos entrevistados afirmaram sentir vergonha de sua orientação sexual, sendo que 35% apresentavam quadros de Depressão e 10% com risco de suicídio. Segundo os entrevistados, família, religião e fatores como a pressão cisheteronormativa da sociedade eram os maiores indutores de sentimentos autodestrutivos.

As empresas passaram a oferecer um local seguro, para livre expressão, e apesar de muito ainda precisar ser feito, cada vez mais organizações têm desenvolvido ambientes corporativos inclusivos, com políticas de acolhimento e acompanhamento e programas de incentivo a inserção de pessoas LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho.

Na Petronect, a colaboradora Mariana Moreth, analista de Operações, comenta sua experiência: “Estou na empresa há 10 anos e posso dizer que quando cheguei aqui, não havia um departamento focado em Gente. Hoje, as coisas mudaram: começamos a falar em Diversidade em 2021, quando o departamento de Recursos Humanos assumiu esse tema. Desde então me senti acolhida. O mesmo processo pelo qual a Petronect passou para incluir a pauta da Diversidade, Equidade e Inclusão, eu também passei – foi exato quando eu me assumi publicamente, animada por este movimento”.

Mariana destaca que além de letramento, a empresa promove rodas de conversa, disponibiliza literatura sobre o tema, promove lives com representantes dos grupos minorizados que compartilham suas experiências e abrem debates.

“Eu vivi parte da minha vida em um ambiente religioso, em que passei por um processo muito grande de autoconhecimento e isso foi muito feliz, mas ao mesmo tempo muito difícil para mim. Estar em uma empresa que acolhe faz toda diferença e me ajudou em todo esse processo. Sinto, também, que meu desempenho melhorou porque a empresa também melhorou: o espaço de diálogo com a diretoria e a média liderança aumentou, os valores e a cultura foram fortalecidos, e isso impactou o desempenho de todos, acredito. Consegui me libertar sem julgamentos e me reconheci como mulher preta – eu que sempre olhei movimentos em prol dos grupos minorizados com certo preconceito, como se fossem migalhas que eu não precisava. Mudei de opinião a partir do conhecimento fomentado em meu ambiente de trabalho”.

O colaborador Ludemberg Freires, analista de Recursos Humanos, complementa com sua vivência: “Fui admitido na Petronect em 2020 e um mês depois foi declarada a Pandemia e todos fomos para o home office e não consegui me aproximar das pessoas de forma rápida Um ano depois foi criado Comitê da Diversidade e a Petronect foi a primeira empresa que trabalho, em oito anos, que consigo falar da minha orientação sexual sem medo de julgamentos. O Comite me fez sentir a inclusão. Desde a sua criação me vejo mais pertencente porque me sinto à vontade para falar, me sinto seguro quando preciso tratar deste assunto em eventos ou rodas de conversa e até mesmo motivar outras pessoas a buscar conhecimento sobre os temas de Diversidade e Inclusão. Alguns colegas me olham como referência para tirar dúvidas, se sentem livres para abordar assuntos do universo LGBTQIAPN+, desconstruindo e construindo novos conceitos”.

A empresa incluiu a Diversidade como pilar e tornou públicas as suas ações através de página dedicada em seu Portal corporativo: ali reúne estatísticas de um senso feito com colaboradores. Nos números da Diversidade na Petronect, 54% de seus colaboradores são mulheres e 46% homens. Quanto a diversidade étnico-racial, 44% são de pessoas pretas ou pardas, enquanto 56% de brancos. Mesmo não sendo obrigatório devido seu reduzido quadro funcional, 2% de seus colaboradores são Pessoas com Deficiência.

De acordo com Luiza Napoleão, atual líder do Comitê de Diversidade e gerente de Relacionamento da Petronect, a jornada da empresa é marcada pelo reforço da comunicação interna, com fortalecimento da cultura corporativa e seus valores. “Além das dinâmicas promovidas pelo Comitê de Diversidade, serão lançados em breve um Manual da Diversidade, com letramento adequado para colaboradores, e a política de Diversidade. Queremos estimular as trocas de conhecimento e experiências para deixar os colaboradores mais à vontade para dialogar, entender e valorizar as diferenças. Hoje, temos mais espaço para relações de respeito e de melhor qualidade, o que resulta em ampla segurança psicológica, diversidade de ideias e resultados com excelência”.

*ROSA, Wilzacler. Pesquisa revela o risco de suicidio na comunidade lgbt. Disponível em: https://www.crp15.org.br/artigos/pesquisa-revela-o-risco-de-suicidio-na-comunidade-lgbt/ , acesso em 10 de Fevereiro de 2023.

Sobre a PETRONECT

A Petronect (www.petronect.com.br) é um dos maiores Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.

Com experiência de mais de 20 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, no primeiro semestre de 2022, mais de 113,8 bilhões de reais transacionados em nosso Portal, 58 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 48 mil pedidos emitidos por cotações, 24 mil usuários registrados Petrobras, 262 mil notas fiscais eletrônicas emitidas para Petrobras. Desde 2003, o Grupo Petrobras já poupou, até o momento, a emissão de mais de 1.6 toneladas de CO2 por utilizar a Petronect.

Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, APS (Associação Petrobras de Saúde), Gaspetro, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, TBG, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Plataforma de ensino lança curso sobre agentes de Inteligência Artificial

Published

on

Capacitação visa otimizar processos de empresas e profissionais em um mercado que já substitui equipes por inteligência artificial

A Comunidade Sem Codar acaba de lançar um curso voltado para o desenvolvimento de Agentes de Inteligência Artificial (IA), oferecendo capacitação prática para profissionais e empresas que desejam modernizar seus processos de atendimento, vendas e suporte técnico. A iniciativa surge em um momento de ampla adoção da IA no mercado, com empresas substituindo equipes humanas por soluções automatizadas para otimizar operações e reduzir custos.

Segundo levantamento da consultoria Gartner, até 2026, 60% das empresas B2B utilizarão IA para aprimorar suas estratégias, tornando experiências mais personalizadas, automatizando vendas e impulsionando conversões. O impacto da tecnologia já é evidente, conforme destaca Renato Asse, CEO da Comunidade Sem Codar. “Temos visto empresas com 180 vendedores reduzirem suas equipes em 96%, substituindo os profissionais por Agentes de IA e, ainda assim, conseguindo aumentar as taxas de conversão em 50%”, afirma. Os novos agentes de IA vão além dos chatbots convencionais, permitindo interações mais inteligentes e personalizadas com os clientes.

O curso foi desenvolvido para ser acessível a qualquer pessoa, independentemente do nível de conhecimento técnico. “Muitas empresas ainda enfrentam desafios para adotar IA. Nosso curso apresenta um caminho simples para a implementação da tecnologia, alinhado à nossa missão de democratizar o acesso à inovação, impulsionar o crescimento empresarial e transformar processos”, explica Asse. Com essa nova formação, a Comunidade Sem Codar busca capacitar um maior número de profissionais e empresas para enfrentar as demandas do mercado e explorar as vantagens da inteligência artificial nos negócios.

Continue Reading

Negócios

Layers apresenta o SuperApp da educação que conecta escolas a mais de 4 mil soluções educacionais

Published

on

Durante a Bett Brasil 2025, a Layers, startup brasileira de educacao, reforça o seu SuperApp da Educação, um ecossistema que reúne mais de 4 mil EdTechs disponíveis para escolas brasileiras e da América Latina, a partir da parceria com a Clever, maior plataforma educacional do mundo. O movimento projeta atender 3,5 milhões de estudantes e gerar uma receita de R$ 1,3 milhão no primeiro ano, prometendo impulsionar a inovação e a transformação digital no ensino.

A iniciativa da Layers responde à crescente demanda por ambientes escolares mais conectados e tecnológicos, facilitando o acesso a soluções educacionais. Danilo Yoneshige, CEO da Layers, está à disposição para entrevistas.

Além de disponibilizar uma ampla rede de soluções educacionais, a parceria cria oportunidades para EdTechs internacionais que desejam atuar no Brasil, em um ambiente seguro e integrado. Segundo Yoneshige, “a união com a Clever fortalece o compromisso da Layers com a neutralidade no mercado e democratiza o acesso a ferramentas inovadoras”.

A parceria já opera em fase beta desde setembro de 2024, atendendo mais de 50 escolas e mais de 6 mil alunos do ensino fundamental II e médio. Para 2025, a expectativa é expandir rapidamente, levando mais eficiência, segurança e facilidade para a gestão digital das instituições de ensino. Com a iniciativa, a Layers consolida sua posição como líder em integração digital para escolas no Brasil, elevando o país a um novo patamar em inovação educacional.

Continue Reading

Negócios

Em plena expansão, VOLL está com mais de 100 vagas de emprego para diversas áreas e funções

Published

on

(Parte da equipe VOLL no escritório da empresa, em São Paulo/SP)

Agência de viagens corporativas digital cria postos impulsionada pelo crescimento da base de clientes, cuja expansão triplicou no 1ª tri de 2025

A VOLL, maior agência de viagens corporativas digital do Brasil, está com 100 vagas abertas em diversas áreas de atuação. As oportunidades abrangem diferentes níveis de experiência e reforçam o plano de expansão da companhia, que registrou um crescimento de faturamento de 70% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. A abertura das novas posições acompanha a estratégia da empresa de ampliar sua operação diante da alta demanda por soluções digitais no setor de viagens corporativas. Os interessados podem se inscrever diretamente pelo portal de vagas: voll.gupy.io.

“Estamos em plena expansão e buscamos talentos que queiram construir essa jornada conosco”, destaca Luiz Moura, cofundador e Diretor de Negócios da VOLL. “O ambiente é dinâmico, voltado à inovação e à excelência no atendimento aos nossos clientes. Quem é movido por desafios, tem paixão por inovação e deseja deixar sua marca no mercado de viagens corporativas vai encontrar na VOLL o lugar ideal para crescer”, reforça.

 A empresa está em busca de talentos para diversas posições, incluindo oportunidades de trabalho híbrido e remoto, entre elas:

Atendimento e Operações

 

  • Consultor de Viagens Corporativas
  • Especialista em Viagens VIPs
  • Assistente de Atendimento
  • Líder de Atendimento de Viagens Corporativas
  • Líder de Atendimento Emergencial
  • Analista de Suporte

 

Financeiro

 

  • Analista Financeiro

 

Produto e Engenharia

 

  • Especialista em Desenvolvimento de Software
  • Analista DevSecOps
  • Gerente de Segurança da Informação

 

Relacionamento/Comercial

 

  • Especialista de Relacionamento (Key Account Manager)
  • Pessoa Executiva de Relacionamento (Account Manager)

 

Marketing e Vendas

 

  • Analista de Pré-Vendas (SDR)
  • Analista de Eventos
  • Analista de Conteúdo

Entre os benefícios oferecidos estão auxílio home office (válido para vagas híbridas e remotas), acesso às plataformas Total Pass e Gympass, seguro de vida em grupo, apoio à saúde mental por meio do programa VOLL Care, e incentivo à educação com o VOLL Education. A empresa também oferece consultoria financeira em parceria com a Leve, licença-maternidade de seis meses, licença-paternidade de 20 dias — estendida a casais homoafetivos —, férias a partir de seis meses de contrato, day-off no aniversário, além de vale-refeição, vale-alimentação e planos de saúde e odontológico.

Hoje a VOLL é impulsionadora da revolução no mercado de gestão do turismo corporativo na América Latina. A agência de viagens é especializada no atendimento das maiores empresas do Brasil, unindo tecnologia, atendimento premium e customização da jornada de viagem para otimizar a gestão e aprimorar a experiência dos viajantes corporativos. Inovando dentro do segmento, a VOLL oferece de forma exclusiva um módulo de gestão avançada de despesas corporativas, permitindo que em um único app seja feita toda a organização da viagem, da compra de passagens aéreas até a gestão dos custos de alimentação, combustível, estacionamento, entre outros.

Hoje, os mais de 750 mil usuários do app VOLL são atendidos 24/7, via canais diversos e em três idiomas (português, inglês e espanhol), por uma equipe especializada distribuída por todo o território nacional. Dentre seus clientes, destacam-se o Banco Itaú, XP, Localiza, Nubank, Arezzo, CPFL Energia, iFood, Falconi e Andrade Gutierrez.

Continue Reading
Advertisement

Mais Lidas

blog18 horas ago

DJ Oliver Sallow Lança Seu Novo Álbum “Shining Dream” – Uma Jornada de Superação e Música para Todos os Públicos

Misturando pop e EDM em inglês e espanhol, DJ Oliver Sallow celebra sua trajetória e reforça sua voz em defesa...

Negócios23 horas ago

Plataforma de ensino lança curso sobre agentes de Inteligência Artificial

Capacitação visa otimizar processos de empresas e profissionais em um mercado que já substitui equipes por inteligência artificial A Comunidade Sem...

Negócios24 horas ago

Layers apresenta o SuperApp da educação que conecta escolas a mais de 4 mil soluções educacionais

Durante a Bett Brasil 2025, a Layers, startup brasileira de educacao, reforça o seu SuperApp da Educação, um ecossistema que...

Negócios1 dia ago

Em plena expansão, VOLL está com mais de 100 vagas de emprego para diversas áreas e funções

(Parte da equipe VOLL no escritório da empresa, em São Paulo/SP) Agência de viagens corporativas digital cria postos impulsionada pelo...

Negócios1 dia ago

Salão de Beleza Social transforma autoestima de mulheres em vulnerabilidade no Brasil

Projeto fundado por Kassielli Oliveira oferece acolhimento emocional e serviços acessíveis de estética para mulheres em situação de fragilidade social....

Tecnologia1 dia ago

Influenciador Thiago Loures marca presença no Web Summit 2025 e debate sobre os avanços tecnológicos

O influenciador Thiago Loures desembarcou em terras cariocas e marcou presença no Web Summit 2025, realizado no Riocentro no último...

Negócios1 dia ago

Indústria química dos EUA ultrapassa US$ 800 bilhões e abre espaço para inovação — e para empreendedor brasileiro com soluções tecnológicas personalizadas

A indústria química dos Estados Unidos é um dos alicerces da economia norte-americana. De acordo com dados da American Chemistry...

Negócios1 dia ago

Empresário brasileiro fatura R$ 30 milhões no Mercado Livre e lança mentoria voltada para novos vendedores

Aos 25 anos, o empresário Marco Guedes tem se destacado no comércio eletrônico ao acumular mais de R$ 30 milhões...

Negócios1 dia ago

Bruna Garcia, especialista em gestão de pessoas, une propósito e performance para transformar negócios no Brasil e no exterior

Com presença nacional e expansão internacional, a CEO da Megaluzz Negócios é referência quando o assunto é RH estratégico e...

Business1 dia ago

Pelo 2º ano consecutivo Leonardo Sodré é um dos 100 Mais Influentes do Agronegócio em 2025

O CEO do Grupo GIROAgro, Leonardo de Castro Sodré, foi homenageado na noite desta terça-feira, 29 de abril, no Theatro...

Advertisement

Ultimos Posts

Copyright © BusinessFeed